Actividades realizadas pelas crianças na terça-feira, dia 3 de Março, no âmbito do tema "As vogais".
No tapete conversamos com as crianças sobre o que tinha sido feito no dia anterior e abordamos o que iria ser feito neste dia. Tendo em conta que apenas 12 crianças irão transitar para o 1º ciclo tivemos de diferenciar as actividades, ou seja, “dividimos” o grupo em dois, os alunos que transitam e os que continuam no pré-escolar. O grupo que vai transitar realizou uma atividade na qual tinha que pintar as vogais e respectivas imagens, recortar, ordenar, e finalmente, colar numa nova folha (ver fig.1 e fig.2).
No tapete conversamos com as crianças sobre o que tinha sido feito no dia anterior e abordamos o que iria ser feito neste dia. Tendo em conta que apenas 12 crianças irão transitar para o 1º ciclo tivemos de diferenciar as actividades, ou seja, “dividimos” o grupo em dois, os alunos que transitam e os que continuam no pré-escolar. O grupo que vai transitar realizou uma atividade na qual tinha que pintar as vogais e respectivas imagens, recortar, ordenar, e finalmente, colar numa nova folha (ver fig.1 e fig.2).
Fig.1 - Ficha de ordenação das vogais
Fig.2 - Crianças a realizarem a actividade
Fig.3 - Imagem da Vogal A
Fig.4 - Imagem da Vogal E
Fig.5 - Imagem da Vogal I
Fig.6 - Imagem da Vogal O
Fig.7 - Imagem da Vogal U
As crianças dedicaram-se intensivamente aos seus trabalhos, como já têm por hábito fazer. (ver fig.8 e fig.9)
Fig.8 - Imagem dos trabalhos das crianças
Fig.9 - Imagem dos trabalhos das crianças
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 1997,p.69), “não podemos esquecer que o desenho é também uma forma de escrita (…) [e que] o desenho de um objecto pode substituir uma palavra (…) o reconhecimento de diferentes formas que correspondem às letras (…) permitem a apropriação da especificidade do código escrito”.
Sendo assim, realizamos com as crianças um jogo de associação, o qual tinha como objectivo associar a palavra à sua imagem (ver fig.10 e fig.11). Foram expostos às crianças dois novos conceitos: letras maiúsculas e letras minúsculas. Este jogo consistia em corresponder a cada imagem uma palavra em letras maiúsculas e outra em minúsculas. Após a conclusão desta actividade, concluimos que as crianças foram capazes de realizar este jogo com relativa facilidade e que começaram a adquirir os conceitos introduzidos.
Fig.10 - Jogo da Associação
Fig.11 - Jogo da Associação
Após o termino das actividades, afixamos os trabalhos realizados pelas crianças no placar da sala (ver fig.12), assim como as imagens e palavras do "Jogo da Associação" (ver fig.13) de modo a que as crianças estivessem em constante contacto com os novos conceitos aprendidos.
Fig.12 - Placar da sala com os trabalhos já realizados pelas crianças
Fig.13 - Imagens e palavras do jogo afixadas na sala
Ministério da Educação, (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário