A minha foto
Funchal, Portugal
Alunas do 3.ºAno de Educação de Infância da Universidade da Madeira

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Semana de PPIV 02 a 06 de Março - Actividades de Terça-Feira

Actividades realizadas pelas crianças na terça-feira, dia 3 de Março, no âmbito do tema "As vogais".

No tapete conversamos com as crianças sobre o que tinha sido feito no dia anterior e abordamos o que iria ser feito neste dia. Tendo em conta que apenas 12 crianças irão transitar para o 1º ciclo tivemos de diferenciar as actividades, ou seja, “dividimos” o grupo em dois, os alunos que transitam e os que continuam no pré-escolar. O grupo que vai transitar realizou uma atividade na qual tinha que pintar as vogais e respectivas imagens, recortar, ordenar, e finalmente, colar numa nova folha (ver fig.1 e fig.2).

Fig.1 - Ficha de ordenação das vogais


Fig.2 - Crianças a realizarem a actividade

Já o outro grupo de crianças escolheu uma imagem de uma vogal na qual tinha que pintar a imagem e respectiva vogal (ver fig.3; fig.4; fig.5; fig.6; fig.7)



Fig.3 - Imagem da Vogal A

Fig.4 - Imagem da Vogal E

Fig.5 - Imagem da Vogal I

Fig.6 - Imagem da Vogal O

Fig.7 - Imagem da Vogal U


As crianças dedicaram-se intensivamente aos seus trabalhos, como já têm por hábito fazer. (ver fig.8 e fig.9)

Fig.8 - Imagem dos trabalhos das crianças

Fig.9 - Imagem dos trabalhos das crianças

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 1997,p.69), “não podemos esquecer que o desenho é também uma forma de escrita (…) [e que] o desenho de um objecto pode substituir uma palavra (…) o reconhecimento de diferentes formas que correspondem às letras (…) permitem a apropriação da especificidade do código escrito”.
Sendo assim, realizamos com as crianças um jogo de associação, o qual tinha como objectivo associar a palavra à sua imagem (ver fig.10 e fig.11). Foram expostos às crianças dois novos conceitos: letras maiúsculas e letras minúsculas. Este jogo consistia em corresponder a cada imagem uma palavra em letras maiúsculas e outra em minúsculas. Após a conclusão desta actividade, concluimos que as crianças foram capazes de realizar este jogo com relativa facilidade e que começaram a adquirir os conceitos introduzidos.

Fig.10 - Jogo da Associação

Fig.11 - Jogo da Associação

Após o termino das actividades, afixamos os trabalhos realizados pelas crianças no placar da sala (ver fig.12), assim como as imagens e palavras do "Jogo da Associação" (ver fig.13) de modo a que as crianças estivessem em constante contacto com os novos conceitos aprendidos.

Fig.12 - Placar da sala com os trabalhos já realizados pelas crianças


Fig.13 - Imagens e palavras do jogo afixadas na sala

Ministério da Educação, (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário