A manhã começou com um diálogo orientado em grande grupo sobre os temas a desenvolver durante a semana. Perguntamos às crianças quais eram as suas expectativas relativamente à semana. Tendo em conta que das, 27 crianças, 12 irão transitar para o 1ºciclo, e a metodologia de trabalho da educadora cooperante, as nossas actividades centraram-se em fichas de trabalho, histórias e jogos educativos. Pretendiamos que as crianças começassem a ter alguma noção das metodologias de trabalho do ensino básico, coo por exemplo as fichas de trabalho e o estar sentado durante algum tempo.
Apesar de este tema não ter sido trabalhado anteriormente a maioria das crianças, todos mostraram muito interesse e facilidade em realizar a ficha. Verificamos por isso que as dificuldades no início apresentadas pelas crianças relativamente à identificação das vogais haviam sido superadas.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 1997, p.72) “a utilização dos meios informáticos, a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário”. Foi tendo em conta a importância cada vez maior da informática nos nossos dias que criámos uma história em power point intitulada “A História das Cinco Vogais” .
Com a segunda ficha de trabalho (ver fig. 2) pretendiamos que as crianças fossem capazes de descobrir as vogais e colori-las com a cor indicada na ficha. (ver fig.3). A princípio pensámos que as crianças não iriam ter muitas dificuldades mas durante a actividade podemos observar que as crianças mais novas, de 3 e 4 anos necessitaram de alguma orientação.
Fig.2 - Ficha de identificação das vogais
Fig.3 - Grupo de crianças a trabalhar
Finalizamos as nossas actividades com mais uma ficha de trabalho (ver fig.4) em que grupo de crianças que irá transitar para o 1º ciclo, olhando para o código escrito tinham de assinalar com uma cruz as vogais presentes na palavra.
Fig.4 - Ficha para identificar e assinalar as vogais
Por fim, afixamos os trabalhos das crianças no placar da sala.
Sem comentários:
Enviar um comentário