A minha foto
Funchal, Portugal
Alunas do 3.ºAno de Educação de Infância da Universidade da Madeira

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Semana de PPIV 02 a 06 de Março - Actividades de Segunda-Feira

Actividades realizadaspelas crianças na segunda-feira, dia 2 de Março, no âmbito do tema "As vogais".

A manhã começou com um diálogo orientado em grande grupo sobre os temas a desenvolver durante a semana. Perguntamos às crianças quais eram as suas expectativas relativamente à semana. Tendo em conta que das, 27 crianças, 12 irão transitar para o 1ºciclo, e a metodologia de trabalho da educadora cooperante, as nossas actividades centraram-se em fichas de trabalho, histórias e jogos educativos. Pretendiamos que as crianças começassem a ter alguma noção das metodologias de trabalho do ensino básico, coo por exemplo as fichas de trabalho e o estar sentado durante algum tempo.
A primeira ficha de trabalho foi para o grande grupo e tinha como propósito que as crianças fossem capazes identificar e colorir apenas as vogais (ver fig.1). Pretendiamos desta forma verificar o conhecimento das crianças acerca do tema.

Fig.1 - Ficha de identificação das vogais

Apesar de este tema não ter sido trabalhado anteriormente a maioria das crianças, todos mostraram muito interesse e facilidade em realizar a ficha. Verificamos por isso que as dificuldades no início apresentadas pelas crianças relativamente à identificação das vogais haviam sido superadas.

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 1997, p.72) “a utilização dos meios informáticos, a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário”. Foi tendo em conta a importância cada vez maior da informática nos nossos dias que criámos uma história em power point intitulada “A História das Cinco Vogais” .

A pedido do grupo voltamos a recontar a história. Foi também a pedido deles que após o reconto da história escrevemos o nome de cada criança, incluindo educadoras da sala e a auxiliar de acção educativa, num novo slide a fim destes identificarem as vogais presentes em cada nome.

Com a segunda ficha de trabalho (ver fig. 2) pretendiamos que as crianças fossem capazes de descobrir as vogais e colori-las com a cor indicada na ficha. (ver fig.3). A princípio pensámos que as crianças não iriam ter muitas dificuldades mas durante a actividade podemos observar que as crianças mais novas, de 3 e 4 anos necessitaram de alguma orientação.

Fig.2 - Ficha de identificação das vogais

Fig.3 - Grupo de crianças a trabalhar

Finalizamos as nossas actividades com mais uma ficha de trabalho (ver fig.4) em que grupo de crianças que irá transitar para o 1º ciclo, olhando para o código escrito tinham de assinalar com uma cruz as vogais presentes na palavra.

Fig.4 - Ficha para identificar e assinalar as vogais

Por fim, afixamos os trabalhos das crianças no placar da sala.

Sem comentários:

Enviar um comentário