Segundo Hohmann (2007, p.717), “a criança em idade pré-escolar possui, de facto, o conceito de número (…) [sendo que] a compreensão de número implica também a emergência do conceito de correspondência um a um como base de equivalência numérica.”
Neste dia começamos a trabalhar o conceito de número com as crianças e durante a nossa conversa apercebemo-nos que algumas crianças já sabiam contar até 100.
Primeiramente, foi realizada uma ficha de trabalho em que as crianças tinham de colorir os números consoante a cor pedida (ver fig.1). A grande maioria das crianças realizaram esta actividade com relativa facilidade, mas algumas necessitaram do auxilio de um adulto.
Fig.2 - Grupo de crianças a terminar a actividade
De seguida, e fazendo distinção entre as crianças que vão transitar e os que continuam no pré-escolar, foram entregues duas diferentes fichas. Os que transitam tinham de contar o número de frutas, colocar o número no respectivo quadrado e colorir as frutas (ver fig.3, fig.4, fig.5). O outro grupo de crianças tinha que contar os conjuntos de imagens e colorir da mesma cor (ver fig.6, fig.7 e fig.8).
Fig.3 - Ficha de identificação dos números e conjuntos
Fig.4 - Grupo de crianças a realizar a actividade
Fig.5 - Criança a realizar a actividade
Fig.6 - Ficha de identificação dos conjuntos
Fig.7 - Crianças a realizar a actividade
Fig.8 - Criança a realizar a actividade
Enquanto as crianças que não transitam terminavam a sua actividade, as restantes crianças realizaram uma outra ficha na qual lhes era pedido que unissem os números por ordem crescente de forma a formar um balão (ver fig.9). Posteriormente as crianças coloriram individualmente o seu balão (ver fig.10).
Fig.9 - Ficha de sequenciação de números
Fig.10 - Crianças a realizar a actividade
Finalizamos a nossa manhã de prática com o conto de uma história em pictograma, criada por nós, intitulada “Viver o Tempo” (ver fig.11). Nós líamos as frases e pedimos às crianças que “lessem” a imagem. De seguida, recontamos a história a pedido das crianças.
Fig.11 - História "Viver o tempo"
De forma a complementar o nosso trabalho afixamos na porta da sala, algumas das fotos dos trabalhos das crianças para que os pais pudessem ver o que as crianças estavam a trabalhar (ver fig.12).
Fig.12 - Registo na porta da sala
Referência:
Hohmann, Mary, Weikart, David, (2007). Educar a criança. Tradução de Helena Marujo e Luís Neto. 4ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
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