Actividades realizadas pelas crianças na sexta-feira, dia 02 de Março, no âmbito do tema "Os grafismos e a transição".
Este dia foi totalmente dedicado ao tema da transição para o primeiro ciclo. Embora os mais novinhos não fossem transitar mostraram grande interesse no tema.
Iniciamos as actividades com fichas de iniciação ao grafismo. Para as crianças que vão fazer a transição para o 1ºCiclo as fichas eram um pouco mais exigentes (ver fig.1), tendo estas por base os grafismos das vogais, enquanto que para as crianças que continuam no ensino pré-escolar realizaram uma ficha com um menor grau de exigência (ver fig.2). As crianças mostraram grande interesse por estas actividades e dedicaram-se intensivamente (ver fig.3, fig.4, fig.5 e fig.6).
Este dia foi totalmente dedicado ao tema da transição para o primeiro ciclo. Embora os mais novinhos não fossem transitar mostraram grande interesse no tema.
Iniciamos as actividades com fichas de iniciação ao grafismo. Para as crianças que vão fazer a transição para o 1ºCiclo as fichas eram um pouco mais exigentes (ver fig.1), tendo estas por base os grafismos das vogais, enquanto que para as crianças que continuam no ensino pré-escolar realizaram uma ficha com um menor grau de exigência (ver fig.2). As crianças mostraram grande interesse por estas actividades e dedicaram-se intensivamente (ver fig.3, fig.4, fig.5 e fig.6).
Fig.1 - Ficha de iniciação ao grafismo
Fig.2 - Ficha de iniciação ao grafismo
Fig.3 - Crianças a realizar a actividade
Fig.4 - Crianças a realizar a actividade
Fig.6 - Crianças a realizar a actividade
Posteriormente fizemos uma pequena dramatização com fantoches em colher de pau (ver fig.7)para as crianças. A história intitulada “A Leonor vai para o 1º ciclo”, foi criada e apresentada por nós. Depois pedimos a duas crianças para recontar a história por suas palavras utilizando os fantoches, tendo em conta aquilo que elas apreenderam da mesma. Após o reconto da dramatização orientamos uma pequena discussão de ideias sobre as novas regras e a nova maneira de trabalhar no 1º ciclo.
Fig.7 - Fantoches em colher de pau
Por fim afixamos os trabalhos realizados pelas crianças no placar da sala (ver fig.8, fig.9 e fig.10).
Fig.8 - Placar da sala
Fig.9 - Placar da sala
Fig.10 - Placar da sala
Sem comentários:
Enviar um comentário