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Funchal, Portugal
Alunas do 3.ºAno de Educação de Infância da Universidade da Madeira

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Caracterizações

Caracterização do meio envolvente

A Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Livramento (ver fig.1) situa-se na freguesia do Monte, no sítio da Piedade, na Estrada do Livramento com o número camarário 58. Esta encontra-se no limite com a freguesia do Imaculado Coração de Maria. Esta zona é rodeada de vivendas, na qual o nível socioeconómico é muito diversificado, sendo que a maior parte da população feminina tem como ocupação a vida doméstica, enquanto a população masculina exerce profissões muito diversificadas.


Fig.1 - Escola do 1ºCiclo com Pré-Escolar do Livramento


Caracterização do estabelecimento

No ano lectivo de 2002/2003 a escola passou a integrar o projecto da escola a tempo inteiro (ETI), funcionando em regime permanente das 8h30m às 18h30m.

O edifício é constituído por dois pisos (rés-do-chão e primeiro andar). O rés-do-chão é composto por: hall de entrada; duas salas de educação Pré-Escolar; instalações sanitárias para as crianças do Pré-Escolar; instalações sanitárias para as crianças do 1ºCiclo; instalações sanitárias para o pessoal docente e não docente; vestiário para o pessoal não docente; um refeitório; uma cozinha equipada (onde são elaboradas as refeições das crianças); uma despensa (que serve de apoio à cozinha);


Caracterização da sala da Pré I

A sala da Pré I é composta por várias áreas de trabalho, com materiais organizados segundo uma lógica e identificados com clareza, permitindo a cada criança actuar de forma independente e com o máximo controlo possível sobre o ambiente que as rodeia. As áreas estão organizadas de modo a deixar um espaço central para a movimentação de uma área para outra sendo que as reuniões de grupo são no tapete
A sala possui as seguintes áreas: área do quarto; área da biblioteca e informática; área da pintura; área dos jogos; área dos nossos trabalhos que passamos a explicar mais à frente; e o tapete. Para melhor perceber o material existente na sala passaremos a nomear pelas diferentes áreas. Na área do quarto existe uma mesa, uma mesa-de-cabeceira e diferentes bonecos; na área da biblioteca há uma mesa com cadeiras e uma pequena estante com livros de histórias; na área da informática tem um computador e ao lado uma televisão e um DVD; na área da pintura há pincéis, tintas, frascos para a tinta, cores de pau, feltro e cera; na área dos jogos há jogos de construção, jogos de encaixe, puzzles, carros; na área dos nossos trabalhos existe o placar onde se fixam os trabalhos realizados pelas crianças durante a semana e há também um grande armário, com material, responsabilidade das educadoras.

Caracterização do Grupo

A sala da Pré I é constituída por um grupo heterogéneo de vinte e sete crianças, sendo 56% do sexo feminino e 44% do sexo masculino. As crianças têm idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade.
Estas crianças revelam uma enorme autonomia, quer nas rotinas diárias, apesar de algumas por vezes necessitarem de ajuda na alimentação, quer nas actividades realizadas na sala. São crianças sedentas de algo mais, procuram sempre trabalhar mais e melhor, demonstrando vontade de aprender e conhecer.

A rotina do grupo tem por base uma distribuição flexível e correspondente a momentos que se repetem com alguma periodicidade. Podemos denominar de rotina o tempo planeado pelo educador no qual as crianças sabem o que podem fazer em cada momento e conseguem prever o que vem a seguir. Para que se cumprisse a rotina diária ou transição entre actividades/extra-curricular/almoço, nestas semanas é necessário orientar as crianças na gestão do seu tempo, pedindo-lhes, sempre que necessário, que terminassem as suas actividades e organizassem o seu material e posteriormente formassem o comboio.

1 comentário:

  1. Olá, novamente! Porque é que a rotina diária está assinalada, e bem, como Anexo 3? Existem Anexo 1 e 2?

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